safra mantida

Chuvas acima da média em Santa Maria não causam prejuízos à agricultura

18.404

Apesar de Santa Maria ter registrado mais do que o dobro do volume de chuva considerado normal para o mês de outubro, não houve prejuízos substanciais para a agricultura. Segundo o Escritório Regional da Emater, 10% da lavoura de soja e 40% da de milho já estão semeadas na região. As culturas mais avançadas são o milho silagem e o feijão, que estão 95% e 55% plantados, respectivamente.  

Inscrições de chapas para eleições da Cacism terminam nesta quarta

Já o arroz, que pelas perspectivas já deveria estar com a metade da plantação concluída, chegou a 31% de semeadora. Apesar de atrasada, a situação ainda não é considerada preocupante para os produtores.

- A ocorrência de chuvas subsequentes faz com que os produtores não consigam entrar na lavoura. Mas ainda temos todo o mês de novembro e o início de dezembro para o plantio do arroz. É uma situação considerada ainda normal - afirmou ontem à tarde o gerente da Emater Regional de Santa Maria, José Renato Cadó.

TRIGO

Enquanto a chuva não prejudicou o plantio de algumas culturas, pequenas perdas foram registradas na colheita de trigo e aveia, em Nova Palma, devido ao acamamento das lavouras - quando a planta fica deitada e impossibilita que seja colhida.  

Resposta sobre duplicação da Faixa Nova sairá nesta sexta-feira

Com estragos recorrentes devido ao tempo, o setor de hortifrúti não foi prejudicado. A explicação está na implementação de tecnologia: hoje, 90% da cultura na região central está concentrada em ambientes protegidos.

- Quando são plantadas a campo, sempre dá algum tipo de problema. Mesmo assim, são culturas que em um, dois meses se recuperam - diz Cadó. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Cultivo de hortaliças é uma das produções mais prejudicadas pela chuvarada

Próximo

Grupo santa-mariense vira distribuidor exclusivo de máquinas de fábrica alemã

Agronegócio